O atendimento humanizado ao cliente é uma forma de solucionar os problemas e questionamentos apresentados pelos clientes da empresa por meio de uma abordagem mais acolhedora e empática.
Na humanização do atendimento, valoriza-se o cliente enquanto individuo, buscando entender as suas dores e as suas necessidades.
01 - Conectando-se com o Cliente de Forma Eficaz
No setor comercial, é essencial que o contato com o cliente seja uma experiência positiva. Neste artigo, vamos explorar seis dicas práticas para aprimorar a experiência do cliente durante o processo de vendas, adotando uma abordagem mais humanizada e centrada no cliente.
02 - Facilite o Contato com o Cliente
A primeira e mais importante dica é facilitar o contato do cliente com sua empresa. Ofereça diversos canais de comunicação, como telefone, chat online e formulários de contato. Dessa forma, você abrange o máximo de perfis comunicativos dos seus clientes, permitindo que eles escolham a forma que lhes for mais conveniente para entrar em contato.
03 - Ouça e Compreenda as Necessidades do Cliente
Após o cliente entrar em contato, é essencial que você realmente ouça e compreenda o problema que ele está enfrentando. Ao analisar o cenário, as dores do negócio e o que você pode fazer a respeito, você irá se concentrar no que o cliente realmente precisa, e não apenas na sua própria solução.
04 - Adapte-se ao Perfil do Cliente
Saiba com quem você está falando. Seus clientes provavelmente têm agendas lotadas e precisam de uma abordagem mais assertiva. Portanto, agilize o processo e deixe tudo pronto para que eles possam tomar as decisões nos momentos certos. Já para clientes com um perfil comunicativo mais informal, adapte o seu discurso para deixá-los mais à vontade.
05 - Escolha o Melhor Canal de Contato
Nem sempre o primeiro canal de contato é o mais adequado. Pergunte ao cliente como ele prefere que você retome o contato. Dessa forma, você consegue adaptar o seu processo comercial às necessidades do dia a dia do cliente, facilitando todo o processo.
06 - Transparência e Alinhamento de Expectativas
Nunca force uma venda. Ao invés disso, mantenha seu processo comercial muito claro. Alinhe sempre as expectativas dentro desse processo, de modo que nenhuma parte fique escondida para o cliente entender apenas após a contratação. Essa transparência irá facilitar a manutenção e a recorrência desse cliente em sua carteira.
07 - Foco no que é Relevante para o Cliente
Por fim, a dica mais importante para obter resultados reais é entender o que é realmente relevante para o cliente. Existem diversas métricas e formas de medir a jornada do cliente de ponta a ponta. Identifique o que foi bom e pode ser replicado, bem como o que foi ruim e pode ser aprendido para adaptar seu produto ou processo às necessidades daquele cliente.
Ao seguir essas sete dicas práticas, você poderá oferecer uma experiência de vendas mais positiva e humanizada, fortalecendo sua relação com os clientes e impulsionando os resultados da sua empresa.
Escrito por: Claudio Filgueira
Me siga no www.instagram.com/claudiofilgueira
Comments